domingo, 27 de setembro de 2009

Explosão Solar


07/09/2009 -

Depois de intrigar cientistas pela falta de manchas solares nos últimos meses, nosso Sol dá sinais de vida e causa preocupação


Parece incrível, um mês atrás publicamos aqui uma matéria sobre a "menor atividade solar já registrada". Agora, de acordo com as recentes observações do Sol, nossa estrela começa a dar sinais de vida: Pequenas manchas começam a aparecer com maior frequência, anunciando a saída do período de baixa atividade para um crescente, com o pico estimado entre 2012 e 2013.

Em 2008 foram registrados 266 dias, ou 73% do ano, sem a localização de manchas solares. Até o dia 31 de março de 2009, foram 70 dias sem elas ou 87% do ano. Para se ter uma idéia, a menor incidência de manchas foi 1913, com 311 dias sem o registro de atividades desse tipo. “Este é o sol mais ‘quieto’ que qualquer pesquisador vivo já presenciou”, afirmou o cientista solar da Nasa, David Hathaway.

Samuel Heinrich Schwabe em 1843 observou a relação dessas manchas com os ciclos de atividade solar a cada onze anos. E cinco anos depois, o astrônomo suíço Rudolf Wolf desenvolveu um método de contagem das manchas solares que ainda está vivo hoje. Wolf estudou os ciclos solares em períodos de onze anos, e chamado de "Ciclo 1", analisou o primeiro ciclo 1755/66. Desde então, os seguintes foram renumerados. Assim, o próximo, que terá o seu máximo solar, em 2012 ou 2013, será o ciclo 24, e espera-se que seja de 30 a 50% mais intenso que o anterior.

A preocupação é resultante dos dados colhidos e comparados aos anteriores: Este período de baixa atividade foi o mais profundo do que podemos recordar, 2009 teve 85% dos dias sem manchas e isso leva-nos a pensar que estaríamos experimentando algo parecido com a "calma antes da tempestade".

Em março de 2006 um grupo de pesquisa alertou sobre uma mais intensa tempestade solar dos últimos 50 anos para 2012. A previsão foi fornecida pela equipe liderada por Mausumi Dikpati, do Centro Nacional de Pesquisa Atmos
férica (NCAR), um organismo financiado pela National Science Foundation e os Estados Unidos pela NASA.

"O próximo ciclo das manchas solares será de 30 a 50% mais intenso do que anteriormente confirmado. Se isso é correto, nos próximos anos assistiremos a uma explosão de atividade solar, logo abaixo do máximo histórico Solar de 1958" .

Durante o máximo solar de 1958, foi possível ver as luzes do norte do México, mas não teve consequências tão importantes como seria hoje devido ao desenvolvimento tecnológico que temos conseguido. Os pesquisadores supõem que um máximo solar de intensidade semelhante poderia causar sérios danos aos satélites, redes elétricas, celular, GPS, etc.

Os astrônomos estimam que a atividade solar permanecerá relativamente calma por mais um ano, e irá aumentar à medida em que nos aproximamos de 2012 e 2013. O que é certo é que, apesar da variedade de previsões astronômicas, teremos de esperar até lá para saber como se comporta nossa estrela.

POSTADO POR ECO4YOU* ÀS 17:39

Nenhum comentário:

Postar um comentário