sexta-feira, 5 de março de 2010

Satélite registra choque entre iceberg e geleira na Antártida

05/03/2010

O recente tremor que sacudiu o Chile nos fez lembrar as intensas forças que agem sob nossos pés, mas que são completamente invisíveis aos nossos olhos e nos pegam de surpresa. Entretanto, forças colossais também agem acima da crosta terrestre e produzem choques tão violentos quanto ao das placas tectônicas.

Colisão entre iceberg e geleira
Clique para ampliar

Um exemplo desses choques ocorreu recentemente no continente antártico. Ali, o massivo iceberg B-09B de 94 km de comprimento por 39 de largura colidiu com a extremidade do glaciar Mertz, se partindo em diversos pedaços. O choque foi tão violento que partiu a lingueta do glaciar, criando um novo iceberg tão grande quanto B-09B.

Orbitando a 700 quilômetros de altitude, o satélite de sensoriamento remoto TERRA, da Nasa, captou a colisão em detalhes, que pode ser vista na animação abaixo

A primeira imagem foi registrada em 7 de fevereiro de 2010, quando o gigantesco iceberg ainda se aproximava da lingueta do glaciar, ao mesmo tempo que pedaços de gelo flutuavam na água entre o iceberg e a costa de Mertz. Repare que a extremidade, apesar de fraturada, está presa ao glaciar.

A segunda imagem já mostra a região instantes após a colisão, com a lingueta de Mertz completamente desconectada da massa de gelo, formando um novo iceberg. Na terceira cena vemos o iceberg sendo empurrado para longe do glaciar.

Glaciar e Iceberg B-0B

As linguetas ou extremidades são extensões naturais das geleiras e são criadas pelo descongelamento da água que desce da montanha. Normalmente, as linguetas crescem ano após ano até que se rompem e formam novos icebergs. No caso do glaciar Mertz, sua lingueta estava começando a se partir antes do choque com B-09B.

O novo iceberg mede 78 x 39 km e sua massa está estimada entre 700 milhões e 800 milhões de toneladas.


Foto: Animação do choque entre o iceberg B-09B e a ponta de geleira de Mertz, na Antártida. Crédito: Nasa/MODIS Rapid Response Team, Goddard Space Flight Center.

Direitos Reservados
Ao utilizar este artigo, cite a fonte usando este link:
Fonte: Apolo11 - http://www.apolo11.com/b15a.php?posic=dat_20100305-090143.inc


http://www.apolo11.com/b15a.php?posic=dat_20100305-090143.inc

Nenhum comentário:

Postar um comentário