segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

SP: tempestade provoca queda de mais de 200 árvores

29/12/2014 - Agência Brasil

Parque do Ibirapuera teve de ser fechado pelas quedas de árvores; além disso, algumas estações de trem tiveram serviço interrompido temporariamente


Foto: Alexandre Serpa / Futura Press

Entre a noite de domingo e a manhã de segunda-feira, fortes chuvas atingiram a região metropolitana de São Paulo. Durante o período, de acordo com a secretaria de coordenação das subprefeituras da cidade, ao menos 264 árvores foram derrubadas em razão do forte temporal que atingiu a capital paulista na madrugada desta segunda-feira.

Por causa da tempestade, o Parque Ibirapuera, que abre normalmente às 5h, ficou fechado durante boa parte do dia. De acordo com a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, a decisão foi tomada por questão de segurança. É a primeira vez que o parque, na zona sul paulistana, é fechado devido à queda de árvores.

A administração do Ibirapuera está removendo e contabilizando as plantas derrubadas pela forte chuva, e não há previsão de reabertura, segundo a secretaria municipal. A tempestade teve descargas elétricas, trovões e rajadas de vento. Na região do Aeroporto de Congonhas, também na zona sul, os ventos atingiram 96,3 quilômetros por hora (km/h). Toda a cidade ficou em estado de atenção entre 0h20 e 1h23.

Por conta da queda de árvores, a circulação de trens entre as estações São Caetano e Rio Grande da Serra, da Linha 10 - Turquesa da CPTM, foi interrompida temporariamente.

De acordo com a AES Eletropaulo, mais de 3 mil raios atingiram a área de concessão da distribuidora e pelo menos 128 árvores caíram sobre a rede elétrica - o que causou oscilações e falta de energia especialmente na zona sul e na zona norte da cidade e também na região do ABC.

O trânsito, mesmo com estes problemas, permaneceu abaixo da média durante a manhã, com apenas 11 km de lentidão nas vias monitoradas pela CET. Não houve pontos de alagamentos registrados.

Na manhã desta segunda-feira, os termômetros do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) registraram temperaturas entre 26 e 28 graus Celsius (ºC). Os percentuais de umidade do ar oscilaram em torno de 60%. Entre a tarde e a noite, o calor e a grande disponibilidade de umidade na atmosfera devem favorecer a formação de temporais na capital e na região metropolitana. As chuvas podem vir acompanhadas de rajadas de vento e eventual queda de granizo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário