sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

No Bosque da Barra, prefeitura abre acesso em muro para tentar salvar animais da seca

Objetivo é permitir que os bichos possam buscar água na Lagoa de Jacarepaguá. Os de maior porte serão remanejados

POR CÉLIA COSTA

30/01/2015 - O Globo


Lago do Bosque da Barra seco: reflexo da estiagem - Fábio Rossi / Agência O Globo


RIO — A escassez de chuva, que provocou a mudança de cenário de parques e lagos da cidade, está ameaçando os animais do Bosque da Barra. Nesta quinta-feira, a Secretaria municipal de Meio Ambiente montou uma operação para minimizar a situação. A primeira medida foi a abertura de um acesso num muro que separa a Lagoa de Jacarepaguá das lagoas do bosque.

— O Rio está vivendo a maior crise hídrica dos últimos 84 anos, época em que a medição começou a ser feita — disse Carlos Alberto Muniz, secretário municipal de Meio Ambiente.

Macacos, preguiças, cobras e pássaros já haviam conseguido fugir da seca. Mas outros animais não tiveram como passar pelo obstáculo, e só começaram a sair em busca de água depois da criação do acesso. Quando os técnicos chegaram na manhã desta quinta-feira ao bosque, alguns lagartos estavam tentando escalar o muro.

Os animais de maior porte, como capivaras e jacarés, serão remanejados. A secretaria também está fazendo um estudo em parceira com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para a remoção das espécies mais fragilizadas, a fim de garantir a preservação da fauna enquanto o período de seca perdurar. O local para onde esses animais serão levados ainda não foi definido. Nesta quinta-feira, um dos jacarés estava em uma lagoa com apenas 12 centímetros de água.

A Lagoa Rodrigo de Freitas, que tem registrado os mais baixos volumes de água, nesta quinta-feira estava com 15 centímetros de espelho d’água acima do nível do mar. Em condições normais, a média do espelho d’água é de 40 centímetros. Na segunda-feira, o nível era de 17 centímetros.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/no-bosque-da-barra-prefeitura-abre-acesso-em-muro-para-tentar-salvar-animais-da-seca-15194164#ixzz3QIqCxc4a
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário